OAB Boleto – Anuidade 2022, Emissão, 2 Via

Boleto OAB 2022

O boleto OAB 2022 deve ser emitido por todos os advogados ou estagiários inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. É um valor muito importante para nós advogados manter-se filiado a OAB e é de suma importância o pagamento da anuidade.

Cronograma para Aprovação no Exame da Ordem: apostila-oab

O boleto OAB pode ser emitido de uma só vez, ao começo de cada ano. Você também pode parcelar o valor da OAB em diversos boletos, devendo cada um deles ser pago todo o mês. Esse valor é correspondente à anuidade OAB 2022.

anuidade-oab

Para que serve anuidade OAB?

A anuidade OAB é uma taxa de contribuição social, devida pelo advogado ou estagiário que quer se inscrever nos quadros da OAB.

Com a taxa da OAB 2022 é mantida toda a estrutura da instituição, que concede muitos benefícios às pessoas vinculadas, como cursos, palestras mais baratas, livros, descontos em clube com os mais variados serviços, assistências como auxílios para o advogado que necessite, para a advogada gestante e muito mais.

Emissão Boleto anuidade OAB 2022

Para emitir anuidade OAB é preciso que você acesse o site da subseção da OAB onde você tem inscrição. Por exemplo, se você mora no Rio de Janeiro e é inscrito nessa subseção, deve acessar o site OAB RJ.

Também é possível ter inscrições secundárias em outros Estados do Brasil, onde o exercício da advocacia é limitada.

Você também pode emitir boleto de anuidade OAB indo diretamente na sede da Ordem dos Advogados do Brasil da sua cidade.

Cada subseção da OAB tem uma forma de emitir o boleto de anuidade OAB 2022.

oab-boleto

Como emitir boleto OAB?

Como exemplo, vamos citar a OAB SP. Ao acessar o site da OAB SP, você pode solicitar boleto anuidade OAB atual ou até mesmo em atraso, que vai considerar eventuais juros, multas e correções.

Ao acessar o site OAB SP entre em serviços. Depois vá em “financeiro”. Em seguida, digite seu login e senha. Caso não se recorde, poderá pedir novo login e senha OAB. Você pode:

  • Emitir anuidade atual OAB
  • Expedir boleto OAB atrasado

Em algumas subseções da OAB é possível até mesmo parcelar a anuidade OAB 2022 no cartão de crédito ou quitar com cartão de débito.

É simples emitir boleto de anuidade OAB.

oab-2-via-boleto-emissao

O que acontece se não pagar anuidade OAB?

A contribuição à OAB é obrigatória, a partir do momento em que você decide se vincular a ela. Se você não pagar anuidade OAB 2022 terá uma dívida e poderá ser executado perante um juiz para pagar. Desse modo, para evitar transtornos, quite as dívidas com a OAB e usufrua de todas as facilidades que ela proporciona.

Não quero mais ter OAB: o que fazer?

Se você não quer mais a OAB poderá cancelá-la ou suspendê-la. O cancelamento da OAB exige um novo juramento e número de OAB se você voltar atrás. A suspensão pode ser realizada em alguns casos, como passar a exercer função incompatível com o exercício da advocacia, como ser assessor de um juiz, por exemplo. Da mesma forma, você deverá fazer novo juramento e pagar taxas.

Lembre-se de que o procedimento para emissão do boleto OAB 2022 pode mudar de Estado para Estado.

Redação DireitosRedação Direitos

Se você se formou ou está se formando em direito e vai fazer o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, aqui no OAB PRO você encontra as principais informações necessarias para você fazer sua prova e obter aprovação.

2 comentários em “OAB Boleto – Anuidade 2022, Emissão, 2 Via

  1. Existem Seccionais da OAB, que enviam os Boletos pelo Correio para todos os advogados, exemplo: a Seccional da OAB/Bahia. A Seccional da OAB/PE, além de não enviar, dificulta a geração dos Boletos, com propagandas, etc. Por favor, facilite a geração dos boletos. Atenciosamente, JUAREZ APARECIDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.